Como montar uma Lan House de Sucesso

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Abrir uma Lan House ou Cyber Café pode ser um bom negócio sim! Mas antes de comprar algumas máquinas, alugar um espaço e começar a cobrar pelo acesso é preciso planejar.

Nossa principal recomendação é: comece pequeno! Você sempre pode crescer, mas diminuir o tamanho de uma empresa é muito mais difícil. Evite dívidas, principalmente de agiotas, amigos ou parentes. Faça um plano de negócio simples, estime os custos básicos e as receitas. Estude um pouco sobre fluxo de caixa e principalmente, estudo o mercado de Lan Houses e Cyber Cafés na região.

Abaixo, um passo-a-passo de como montar e abrir uma Lan House. Esperamos que ajude.

A escolha do lugar

Muitas Lan Houses não conseguem o movimento adequado pois não estão bem localizadas. O local certo é fundamental para o sucesso da sua Lan House. É preferível um espaço menor, mas que tenha gente passando na porta o tempo todo do que um espaço grande e escondido.

Fique de olho em pequenos centros de comércio. Lugares próximos a Casas Lotéricas, Correrios, Farmácias e Restaurantes, por exemplo, costumam ter um bom movimento.

O que será necessário

Dependerá muito do tipo, tamanho e objetivo da Lan House. Vamos imaginar que você está começando agora e deseja abrir uma Lan House pequena, com 6 computadores, com público misto, um pouco de jovens que buscam jogos, mas também deseja atender o público “inclusão digital” que pode lhe trazer mais renda.

Quantos funcionários contratar

Inicialmente não é necessário nenhum funcionário, mas isso irá limitar o funcionamento de sua Lan House para as horas que você consegue trabalhar. É um bom jeito de começar para ver se o negócio dará certo. Conforme a necessidade e possibilidade do negócio, contrate outras pessoas.

Caso você escolha deixar a Lan aberta 24 horas a loja, deverá ter técnicos em informática, que fiquem responsáveis pelo atendimento ao cliente na entrada da loja e na solução de problemas que eventualmente possam acontecer, além de um faxineiro responsável pela conservação da limpeza. Os técnicos devem revezar os turnos (manhã, tarde e noite) entre eles. Neste caso, segurança é fator primordial, mesmo quando funcionando 12h por exemplo, haja vista a quantidade de equipamentos que existem na loja e a segurança que se deve passar ao cliente.

Gestão do negócio

Lembre-se, uma Lan House é uma empresa, mesmo que seja informal no início, o empreendedor deve tratá-la como uma empresa. Um conhecimento mínimo de gestão de empresa será necessário para sua Lan House ser bem sucedida. Recomendamos que você procure informações sobre gestão de empresas e comércio. O SEBRAE oferece ótimos cursos básicos espalhados por todo o Brasil.

Os principais temas que você deve procurar entender melhor são: Gestão financeira básica (fluxo de caixa, contas a pagar e receber etc.), Gestão de pessoal, Contabilidade básica, Marketing e relacionamento com clientes e Vendas.

Outras fontes de receita

Toda Lan House deve ter outras fontes de receita. Cada vez mais, o acesso ao computador deve ser considerado como uma forma de atrair clientes para sua “loja”. Gostamos de utilizar citar alguns exemplos: o pão da padaria, o cigarro da banca de jornal e o jogo da lotérica. Em muitos destes casos, os produtos são apenas uma forma de atrair os consumidores que vão comprar outros produtos onde a margem do comerciante é maior. Em muitas Lans, estas “fontes de receitas extras” já chegam a representar mais da metade do faturamento da loja.

Existe uma infinidade de produtos e serviços que podem ser vendidos nas Lan Houses que podem transformá-la em um negócio bastante lucrativo. Tudo dependerá do perfil do seu público, mas para citar alguns exemplos básico, você deve procurar vender alimentos como lanches prontos, biscoitos, salgadinhos e também refrigerantes, água e sucos. Muitos produtos, chamados de “bens virtuais” são bastante buscados nas Lans, eles vão desde créditos de celular pré-pago, a PIN de jogos em redes sociais.

É crescente o número de Lan Houses vendendo cursos à distância. Além de lucrar com os cursos, o seu cliente irá passar várias horas consumindo o tempo no computador entre outros produtos. Serviços prestados como consertos de micro também podem ser uma boa diversificação.

Boa parte do público mais velho que frequenta as Lan Houses estão bem busca de emprego. Então, oferecer serviços de ajuda para montar Currículo pode ser uma ótima fonte de receita alternativa.

Pesquise com seus clientes. Entenda as necessidades e desejos de consumo deles. O que será que estes consumidores estão loucos para comprar e que ninguém mais fornece na sua região?

Jogos para Lan House

Normalmente, as Lan Houses trabalham com jogos do tipo MMO (Massive Multipleyer Online), que são jogos de computador capaz de suportar centenas de milhares de jogadores simultaneamente. Necessariamente, são jogados na Internet, e apresentam pelo menos um mundo persistente. Alguns exemplos de jogos MMO mais usados em Lan House são MU, Tibia, Ragnarok, AION, Travian, WoW, etc. Os admiradores desses jogos viram noites se enfrentando. Apesar da concentração, o silêncio está longe de ser obrigatório: os jogadores discutem e revelam armadilhas e artimanhas a serem utilizadas para a vitória no confronto.

É interessante que o empreendedor procure estabelecer regras para garantir um clima agradável – não vendendo bebidas alcóolicas, proibindo fumar e restringindo horários a menores. Muitas Lans também possuem um espaço reservado para os jogos, assim o barulho bem-vindo para este público, não interfere em quem precisa de concentração.

Atendimento e fidelização de clientes

Por ser um negócio extremamente local, as pessoas que frequentam as Lan Houses tendem a ser as mesmas. Por isso, é fundamental você tratar bem o seu cliente. Lembre-se, atendimento é tudo! Crie um programa de fidelização, para o seus clientes perceberem que é vantajoso para eles voltarem sempre a sua loja. O Nexcafé, por exemplo, traz um Programa de Fidelização que facilita este trabalho para você. Acesse nossa página de vídeos e assista ao vídeo “Ativar a Fidelidade”.

Associação de Lan Houses

Existem algumas associações sérias para o negócio de Lan House. A ABCID é uma delas e com certeza pode te ajudar a levantar uma série de informações relevantes e locais para você se sair bem no seu negócio. Acesse o site da ABCID e informe-se – http://www.abcid.org.br.

Fazer parcerias locais

Converse com as escolas, pequenas empresas, casas lotéricas, farmácias etc ao redor de sua Lan House. Ofereça tarifas reduzidas para eles e possivelmente os clientes deles. Lembre-se, um acesso “barato” pode trazer uma série de outros investimentos em sua Lan House se você souber oferecer os serviços e produtos adequados ao seu público.

Abrir a porta para todos os públicos

As Lans Houses não são apenas casas de jogos. Existe ainda o público de jogos e é importante estar preparado para recebê-los. Porém, há outros tipos de pessoas que precisam dos serviços das Lan Houses e que podem gerar mais receita para a sua loja. O público “business” ou “trabalho”, por exemplo, são aquelas pessoas que trabalham na região mas sem um escritório próprio, representantes comerciais, são clientes frequentes de Lan Houses.

O público da terceira idade também pode ser uma ótima oportunidade. Você sabia que este é o público de Internet que mais cresce no mundo ? É também o que tem melhor renda, mais tempo e é mais fiel. Então faça dias de “batismo digital” para a 3a. idade: ensine os primeiros passos gratuitamente a esse público em dias específicos e você ganhará um ótimo cliente.

Sobre o software ou Sistema de Lan House

Toda Lan House precisa de um sistema para controlar o uso das máquinas onde os clientes vão utilizar a Internet, mas também para fazer a gestão do comércio e serviço em torno da Lan House.

O NexCafé é um gerenciador de Lan House completo e gratuito que pode ser utilizado por qualquer pessoa, em quantas máquinas desejar. Clique aqui para conhecer melhor o NexCafé ou faça o download grátis para testar diretamente no seu computar, veja abaixo.

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Sobre a NEXTAR

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A NEXTAR é uma empresa especializada em desenvolvimento de software para comércio, com mais de 12 anos de experiência, presente em mais de 30 mil estabelecimentos em todo Brasil.

Além do NexCafé, a NEXTAR possui o Programa NEX, um sistema para Controle de Comércio presente em mais de 20 mil lojas em todo o Brasil. A NEXTAR possui conhecimento profundo do dia-a-dia de seus clientes e oferece soluções de qualidade para transformar o gerenciamento de um comércio em uma tarefa simples, fácil e segura.

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