Como montar uma Lan House de Sucesso

Como montar uma Lan House

Abrir uma Lan House ou Cyber Café pode ser um bom negócio sim! Mas antes de comprar algumas máquinas, alugar um espaço e começar a cobrar pelo acesso é preciso planejar.

Nossa principal recomendação é comece pequeno! Você sempre pode crescer, mas diminuir o tamanho de uma empresa é muito mais difícil. Evite dívidas, principalmente de agiotas, amigos ou parentes. Faça um plano de negócio simples, estime os custos básicos. Estude um pouco!

Abaixo, um passo-a-passo de como montar e abrir uma Lan House. Esperamos que ajude.

A escolha do lugar
O que será necessário
Quantos funcionários contratar
Gestão do negócio
Outras fontes de receita
Jogos para Lan House
Atendimento e fidelização de clientes
Associação de Lan Houses
Fazer parcerias locais
Abrir a porta para todos os públicos
Caso de Sucesso
Baixe o NexCafé e comece agora mesmo

A escolha do lugar

Muitas Lan Houses não conseguem o movimento adequado pois não estão bem localizadas. O local certo é fundamental para o sucesso da sua Lan House. É preferível um espaço menor, mas que tenha gente passando na porta o tempo todo do que um espaço grande e escondido.

Fique de olho em pequenos centros de comércio. Lugares próximos a Casas Lotéricas, Correrios, Farmácias e Restaurantes, por exemplo, costumam ter um bom movimento.

O que será necessário

Dependerá muito do tipo, tamanho e objetivo da Lan House. Vamos imaginar que você está começando agora e deseja abrir uma Lan House pequena, com 6 computadores, com público misto, um pouco de jovens que buscam jogos, mas também deseja atender o público “inclusão digital” que pode lhe trazer mais renda.

  • Espaço físico: no mínimo 20 metros quadrados, idealmente em torno de 30 metros quadrados.
  • Computadores: para esta Lan House você deve buscar 7 computadores, sendo 6 para seus clientes e 1 para o caixa / administrador. Não precisam ser novos, mas devem estar em bom estado e com uma configuração razoável.
  • Periféricos: lembre-se que será necessário comprar mouse e teclados. O ideal é ter pelo menos 2 de reserva. Fones de ouvido também são muito utilizados nas Lan Houses – pelo menos 4 você irá precisar.
  • Cadeiras: assim como os periféricos, você precisa de no mínimo 1 cadeira para cada computador.
  • Mesas e divisórias: há uma enorme variedade de mesas e divisórias no mercado, novas e usadas. Busque em escritórios que estão de mudança. Uma pessoa sentada em uma máquina ocupa no mínimo 1 metro quadrado, mas idealmente reserve 2,5 metros quadrados por estação. Não esqueça dos espaços de circulação.
  • Impressora: você irá precisar de pelo menos uma impressora, para seus clientes imprimirem o que desejarem. Você deve cobrar por isso.
  • Gerenciador de Lan House: Toda Lan precisa de um software que além de controlar o tempo nas máquinas, pode fazer toda a gestão da loja, como venda e controle de produtos, fluxo de caixa, estoque etc. Nós recomendamos que você utilize a versão grátis do NexCafé – baixe aqui agora!
  • Fornecedores: você pode vender uma série de produtos e serviços em sua Lan House. O mais comum são alimentos: biscoitos, refrigerantes, sorvetes etc, e “bens virtuais”, como recarga de celular pré-pago, créditos de jogos etc. Busque pelos fornecedores próximos a sua região.
  • Preços: você deve definir o preço de todos os produtos e serviços de sua Lan House. Faça uma pesquisa em estabelecimentos próximos e mantenha seu preço de acordo com o mercado. Lembre-se que você poderá cobrar mais caro que seu concorrente caso o seu produto seja melhor ou tenha algum valor agregado, isto é, um benefício a mais para o consumidor.

Quantos funcionários contratar

Inicialmente não é necessário nenhum funcionário, mas isso irá limitar o funcionamento de sua Lan House para as horas que você consegue trabalhar. É um bom jeito de começar para ver se o negócio dará certo. Conforme a necessidade e possibilidade do negócio, contrate outras pessoas.

Caso você escolha deixar a Lan aberta 24 horas a loja, deverá ter técnicos em informática, que fiquem responsáveis pelo atendimento ao cliente na entrada da loja e na solução de problemas que eventualmente possam acontecer, além de um faxineiro responsável pela conservação da limpeza. Os técnicos devem revezar os turnos (manhã, tarde e noite) entre eles. Neste caso, segurança é fator primordial, mesmo quando funcionando 12h por exemplo, haja vista a quantidade de equipamentos que existem na loja e a segurança que se deve passar ao cliente.

Gestão do negócio

Lembre-se, uma Lan House é uma empresa, mesmo que seja informal no início, o empreendedor deve tratá-la como uma empresa. Um conhecimento mínimo de gestão de empresa será necessário para sua Lan House ser bem sucedida. Recomendamos que você procure informações sobre gestão de empresas e comércio.

Outras fontes de receita

Toda Lan House deve ter outras fontes de receita. Cada vez mais, o acesso ao computador deve ser considerado como uma forma de atrair clientes para sua “loja”. Gostamos de utilizar citar alguns exemplos: o pão da padaria, o cigarro da banca de jornal e o jogo da lotérica. Em todos estes casos, os produtos são apenas uma forma de atrair os consumidores que vão comprar outros produtos onde a margem do comerciante é maior. Em muitas Lans, estas “fontes de receitas extras” já chegam a representar mais da metade do faturamento da loja.

Existe uma infinidade de produtos e serviços que podem ser vendidos nas Lan Houses que podem transformá-la em um negócio bastante lucrativo. Tudo dependerá do perfil do seu público, mas para citar alguns exemplos básico, você deve procurar vender alimentos como lanches prontos, biscoitos, salgadinhos e também refiregerantes, água e sucos. Muitos produtos, chamados de “bens virtuais” são bastante buscados nas Lans, eles vão desde créditos de celular pré-pago, a PIN de jogos em redes sociais, como Paymentez.

É crescente o número de Lan Houses vendedo cursos à distância. Além de lucrar com os cursos, o seu cliente irá passar várias horas consumindo o tempo no computador entre outros produtos. Serviços prestados como consertos de micro também podem ser uma boa diversificação.

Pesquise com seus clientes. Entenda as necessidades e desejos de consumo deles. O que será que estes consumidores estão loucos para comprar e que ninguém mais fornece na sua região.

Com o NexCafé Plus+ estamos jsutamente trabalhando para ajudar as LAn Houses neste desafio. Já temos alguns parceiros integrados ao nosso software, mas em breve teremos muito mais. Conheça o NexCafé Plus+

Jogos para Lan House

Normalmente, as Lan Houses trabalham com jogos do tipo MMO (Massive Multipleyer Online), que são jogos de computador capaz de suportar centenas de milhares de jogadores simultaneamente. Necessariamente, são jogados na Internet, e apresentam pelo menos um mundo persistente. Alguns exemplos de jogos MMO mais usados em Lan House são MU, Tibia, Ragnarok, AION, Travian, WoW, etc. Os admiradores desses jogos viram noites se enfrentando. Apesar da concentração, o silêncio está longe de ser obrigatório: os jogadores discutem e revelam armadilhas e artimanhas a serem utilizadas para a vitória no confronto.

É interessante que o empreendedor procure estabelecer regras para garantir um clima agradável – não vendendo bebidas alcóolicas, proibindo fumar e restringindo horários a menores. Muitas Lans também possuem um espaço reservado para os jogos, assim o barulho bem-vindo para este público, não interfere em quem precisa de concentração.

Atendimento e fidelização de clientes

Por ser um negócio extremamente local, as pessoas que frequentam as Lan Houses tendem a ser as mesmas. Por isso, é fundamental você tratar bem o seu cliente. Lembre-se, atendimento é tudo! Crie um programa de fidelização, para o seus clientes perceberem que é vantajoso para eles voltarem sempre a sua loja. O Nexcafé, por exemplo, traz um Programa de Fidelização que facilita este trabalho para você. Acesse nossa página de vídeos e assista ao vídeo “Ativar a Fidelidade”.

Associação de Lan Houses

Existem algumas associações sérias para o negócio de Lan House. A ABCID é uma delas e com certeza pode te ajudar a levantar uma série de informações relevantes e locais para você se sair bem no seu negócio. Acesse o site da ABCID e informe-se – http://www.abcid.org.br.

Fazer parcerias locais

Converse com as escolas, pequenas empresas, casas lotéricas, farmácias etc ao redor de sua Lan House. Ofereça tarifas reduzidas para eles e possivelmente os clientes deles. Lembre-se, um acesso “barato” pode trazer uma série de outros investimentos em sua Lan House se você souber oferecer os serviços e produtos adequados ao seu público.

Abrir a porta para todos os públicos

As Lans Houses não são apenas casas de jogos. Existe ainda o público de jogos e é importante estar preparado para recebê-los. Porém, há outros tipos de pessoas que precisam dos serviços das Lan Houses e que podem gerar mais receita para a sua loja. O público “business” ou “trabalho”, por exemplo, são aquelas pessoas que trabalham na região mas sem um escritório próprio, representantes comerciais, são clientes frequentes de Lan Houses.

O público da terceira idade também pode ser uma ótima oportunidade. Você sabia que este é o público de Internet que mais cresce no mundo ? É também o que tem melhor renda, mais tempo e é mais fiel. Então faça dias de “batismo digital” para a 3a. idade: ensine os primeiros passos gratuitamente a esse público em dias específicos e você ganhará um ótimo cliente.

Caso de sucesso

Aqui gostaríamos de mostrar um exemplo de Lan House muito bem montada de um dos clientes do Nexcafé, o Marcelo da Unilan de Ribeirão Preto.

A sua Lan tem 60 computadores sendo 52 para clientes, as pinturas na parede foram feitas a mão, demorou 30 dias pra ficar prontas e custo R$ 6.000,00. A Unilan trabalha com venda de acessórios de informática, doces, salgados, bebidas, etc.

Veja um vídeo da Unilan de Ribeirão Preto:

Baixe o NexCafé e comece agora mesmo!

O NexCafé é um gerenciador para Lan House, completo, simples de usar e totalmente Gratuito. Faça o download agora mesmo e comece a montar sua Lan House:

Baixar NexCafé Grátis!