O que é uma Lan House ou Cyber Café?

O que é uma Lan House ou Cyber Café?

Lan House, Cyber Café, Internet Cafes… Muitos nomes para o mesmo tipo de estabelecimento que permite o acesso a Internet ou apenas aos computadores por um preço por hora. Normalmente elas oferecem outros tipos de serviços e produtos de interesse do público, assim como: assistência de informática, recarga para celular, impressão, xerox, e também produtos de conveniência, como água, refigerante etc.

O que é uma Lan House ou Cyber Café?

Lançadas no Brasil no final dos anos 90, as casas de jogos eletrônicos, conhecidas como lan houses, transformaram-se em centros de entretenimento para os apaixonados por jogos em rede e um bom negócio para empreendedores antenados com as novidades do mundo digital.

Em uma época onde a Internet residencial era cara, rara e ruim as Lan Houses rapidamente se espalharam por todos os centros urbanos. Os clientes eram principalmente jovens de classe A e B que se reuniam a noite para jogar jogos em rede. O Counter Strike, que ainda é muito jogado nas Lans, era muito popular.

Com o passar dos anos e a maior penetração de banda larga nos centros urbanos as Lan Houses praticamente sumiram destas regiões. A Monkey, rede nacional que chegou a ter mais de 30 lojas, quase faliu (ainda existe uma Monkey em São Paulo, na Alameda Santos, cliente do NexCafé). Porém, ao contrário do que muita gente que participou deste movimento, as Lan Houses não perderam importância, pelo contrário, de lá pra cá o mercado cresceu, e muito!

A partir dos anos 2000 as Lan Houses ganharam grande importância nas regiões mais carentes. Não apenas em termos socioeconômicos, mas também regiões afastadas, rurais e sem infraestrutura de rede. Elas passaram a exercer o importante papel de centros de inclusão digital para as comunidades em seu entorno. O perfil do público se diversificou. Ainda existe o “perfil jogo”, onde jovens e crianças buscam entretenimento. Mas muitos outros públicos passaram a frequentar as Lan Houses, desde idosos com interesse no “batismo digital” a profissionais liberais, que usam as Lan Houses como um escritório em áreas mais afastadas.

Pra que servem as Lan Houses?

As Lan Houses são responsáveis pelo acesso ao computador e Internet de milhões de Brasileiros – são elas as verdadeiras responsáveis pela inclusão digital no Brasil.  Seja para quem ainda não têm computador ou Internet em casa, seja para os que preferem frequentar um ambiente com outras pessoas, onde podem aprender, estudar ou jogar. Principalmente em áreas mais carentes e rurais, as Lan Houses abrem as portas destas comunidades para um mundo de informação. Traz oportunidade, educação, comunicação e entretenimento.

Lan Houses no Brasil

As Lan Houses ainda são a principal forma de acesso a Internet em comunidades carentes, periferia, favelas e zonas rurais. Atualmente a maior parte das Lan Houses oferecem também outros serviços além do acesso a Internet, tranformando-se assim em verdadeiros centros de inclusão digital, comércios ou prestadores de Serviço.

Lan Houses, ou Cyber Cafes, no Mundo

Praticamente em todos os países do mundo possuem Lan Houses, que normalmente são chamados como Cyber Cafés, em inglês. Nos países ricos da Europa, por exemplo, os Cybercafés estão concentrados nas zonas turísticas. Nos países ainda em desenvolvimento, como Rússia, China e Índia elas possuem papel parecido ao do Brasil, sendo responsáveis pelo acesso a Internet da população mais carente, mas também com o público que deseja jogar em rede.

Lan Houses, ou Internet Café, na China

A China é um caso a parte em se tratando de Lan Houses. Existem mais de 100 mil Lan Houses na China e elas são gigantes. Algumas parecem verdadeiros shopping centers, com vários andares e milhares de máquinas. Alguns chineses passam muitas horas dentro das Lans. Porém, como praticamente tudo na China, o governo controla um grande firewall, determinando o que a população pode ou não acessar.

Baixe agora mesmo. É Grátis!

O NexCafé pode ser utilizado gratuitamente no plano FREE ou por apenas R$35 por mês no plano PREMIUM.

Sobre a NEXTAR

A NEXTAR é uma empresa especializada em desenvolvimento de software para comércio, com mais de 14 anos de experiência, presente em mais de 45 mil estabelecimentos em todo Brasil.

Além do NexCafé, a NEXTAR possui o Programa NEX, um sistema para Controle de Comércio presente em mais de 30 mil lojas em todo o Brasil. A NEXTAR possui conhecimento profundo do dia-a-dia de seus clientes e oferece soluções de qualidade para transformar o gerenciamento de um comércio em uma tarefa simples, fácil e segura.

Saiba mais sobre a NEXTAR